quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Considerações sobre os textos O que é ser um artista hoje – Nicolas Bourriaud; e Arte da Docência em Arte: Desafios Contemporâneos – Luciana Loponte


Francieli

O papel do artista contemporâneo permeia por diferentes espaços,ambientes e situações. Ele pode fazer sua arte das mais variadas e diversas formas. Mas ao passo que temos uma liberdade tão grande se torna, obviamente, mais fácil criar, e por outro lado, mais difícil filtrar o que realmente é necessário em um trabalho. Acredito que essa seja a maior dificuldade do artista contemporâneo: selecionar.
No caso do professor de artes, a situação é semelhante. À medida que o artista hoje tudo pode, o professor, assim como o artista, tem que ter essa capacidade de seleção.
Quem vai validar ou não a obra do artista são os curadores, pessoas muito distantes do povo. Já quem vai validar ou não a obra de arte de um professor (que é sua docência) são os próprios alunos, tendo uma aceitação ou não de suas propostas.
Educar é sem dúvida uma obra de arte, e essa é a maior obra da vida de um professor. Acredito que só alcança a realização o professor que além de ensinar, aprende com o aluno, em uma troca constante.

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