segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comparação entre os textos de Nicolas Bourriaud e Luciana Loponte

Através da comparação entre os textos da Luciana Loponte e Nicolas Bourriaud observo que ambos buscam evidenciar as diferentes maneiras que existem em ser Artista e ser Professor de Arte trazendo estes temas à tona através de questionamentos seguidos de respostas, assim ambos buscam inserir o professor e o artista em um mesmo meio trazendo a vida e a arte contemporânea lado a lado com o objetivo de que a docência em arte e a vida como artista tenham uma maior aproximação.
Luciana Loponte traz questionamentos a cerca da docência em Arte com o intuito da percepção através do auto conhecimento, trazendo perguntas para a reflexão sobre si e sobre como a minha docência em arte é percebida pelos meus alunos, estes questionamentos são mencionados através do escrever sobre si, desenhar sobre si colocando-se em cena para si mesmo, trazendo a vida e as imagens dos artistas para nos acontecerem.
Bourriaud explana sobre 4 tipos de artistas, Avião furtivo, Novo Intruso, Parasita e Diretor. Através dos questionamentos de Loponte, sobre fazer as imagens dos artistas nos acontecerem, buscamos através destas imagens e destes diferentes tipos de artistas trabalhar com os questionamentos de Bourriaud no papel da docência, o Docente Avião Furtivo mostrando situações críticas e apontando apra lugares afiados, o Docente Novo Intruso habitando novos campos culturais em busca da interdisciplinariedade, os Docentes Parasitas mostrando as diferentes possibilidades do que pode ser feito com o que nos é dado e o Docente Diretor, selecionando fatos, registrando diferentes ações sem o desejo de atuar em um só campo.
Loponte e Bourriaud encontram-se com um complemento que busca a docência interagindo com as Artes de diferentes maneiras, buscando em alguns momentos questionamentos semelhantes para respostas distintas mas que se interrelacionam.
Mariana Binato de Souza

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